sexta-feira, 31 de março de 2017

Monte Verde: físico usa símbolo do “amor eterno” em suas geléias

Diz a lenda, e esta talvez seja a mais conhecida delas, que jovens destemidos e apaixonados escalavam os alpes europeus da Áustria, Suíça, França, Itália e Iugoslávia, em altitudes acima de 1.700 metros, a procura da flor Edelweiss para presentear suas amadas. A espécie, só encontrada nestas regiões, é muito linda, tem a forma de estrela e seu nome significa “branco precioso”. De acordo com as várias histórias, esta flor misteriosa  se tornou o símbolo do “amor eterno”. Os que conseguiam trazer um buquê de Edelweiss provavam que eram valentes e merecedores do amor de sua amada. Não foram poucos os que não voltavam da arriscada aventura.

A Edelweiss é considerada flor símbolo nacional da Áustria e da Suiça e a preferida de alguns imperadores e imperatrizes. Como a inesquecível Sisi, da Áustria, protagonizada em filme por Romy Schneider, produzido em 1955 e que virou uma trilogia. E ficou ainda mais popular depois do musical “A Noviça Rebelde”, de 1959, estrelado por Julie Andrews.

Esta história é contada pelo Dr. Edmundo Garcia Agudo, com riqueza de detalhes e senso de humor, aos turistas e visitantes que vão conhecer sua fábrica de geleias instalada num amplo sítio, com árvores nativas e outra plantadas, na zona rural da Vila de Monte Verde. Ele é um espanhol de 76 anos e cabelos grisalhos, naturalizado brasileiro, aposentado, com PhD em Química Nuclear, Superintendente da CETESB em São Paulo, que serviu por 10 anos na ONU (na Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, Áustria) e foi professor do Mackenzie e da USP.

E o que tem a ver tudo isso com uma das geleias mais saborosas e comercializadas em todo o País? A curiosidade leva à outra pergunta inevitável: como um profissional com essa experiência, se tornou um especialista na fabricação de geleias?

Muito atencioso com todos, bem falante, Edmundo não esconde que, pessoalmente, nunca foi um apreciador de geleias. “Eu sempre as achava muito doces, até mesmo enjoativas, e nunca o seu sabor lembrava a fruta mostrada no rótulo”.
 Mas ele admite que essa percepção mudou quando foi trabalhar na ONU. Em Viena, ele se admirou com a qualidade das geleias austríacas. Em conversa com seus vizinhos, descobriu os segredos de preparação para transformar a geleia em algo realmente excepcional, sem excesso de açúcar, mantendo todo o sabor, cor e textura das frutas.

Ao se mudar para o Brasil, deixou de lado suas atribuições como consultor técnico-científico em Meio Ambiente e Energia Nuclear, temas em que trabalhou por 45 anos. As atividades exigiam muitas viagens internacionais e desgaste físico, e ele priorizou a qualidade de vida e a convivência familiar.

Decidiu então morar neste sítio, próximo a Monte Verde, um distrito de Camanducaia (MG), e ali construiu sua pequena fábrica para elaborar suas geleias, na beira do Rio Jaguari. Na produção, além de observar todos os requisitos legais, como alvará de funcionamento da Prefeitura, segue rigorosamente as exigências da Vigilância Sanitária, até mesmo excedendo-as, em virtude de seus conhecimentos acadêmicos em química.

Com sua experiência, não foi difícil para Edmundo adaptar as receitas e os procedimentos aprendidos na Áustria para a incrível variedade de frutas e componentes disponíveis no Brasil. Atualmente, são produzidos 16 sabores de geleias, todas com receita própria e fabricadas pessoalmente.

foto Marcos Vaz
Para percorrer as salas totalmente brancas da fábrica, e ver as várias etapas de preparação de uma de suas geléias, os visitantes têm que por uma touca na cabeça e usar uma proteção envolvendo os sapatos. Ali, uma funcionária corta, com uma faca, e impressionante habilidade, as cascas das tangerinas importadas da Espanha que em seguida são colocadas em enorme panela para a sequência do processo de produção.
foto: Marcos Vaz

As visitas à sua fábrica devem ser agendadas porque ele gosta de saber o número de pessoas e o horário em que virão, para poder dar toda a atenção. Na varanda de sua confortável casa em frente á fábrica, os turistas são convidados a provar os sabores especiais como morango, com pedaços da fruta, caju, mirtilo (blueberry), maçã com canela, maçã com gengibre, physalis, damasco, framboesa, laranja, tangerina e amora, entre os destaques. Todas com sabores marcantes de suas frutas selecionadas e consistência cremosa, que fazem da degustação uma experiência inesquecível.

A excepcional geleia de pimenta vermelha, por exemplo, ideal para acompanhar queijos e carnes, é responsável por quase 30% do total da demanda. Outro sucesso, a geleia de morango, utiliza frutos selecionados produzidos no Sul de Minas. O resultado é uma geleia única, com calda grossa de cor rubi e pedaços de morango incorporados, característica não encontrada em qualquer outro produto do mercado.

foto Marcos Vaz
Em seu sitio, Edmundo faz questão de mostrar a plantação de framboesas e de physalis. A primeira, além de ser a matéria prima para sua famosa geleia de framboesa, é também usada na fabricação da Framboesada, um doce de corte similar à goiabada, elaborado com 100% de framboesa, ideal para comer com queijos. Produz, ainda, polpa congelada de framboesa, physalis e amora, sem sementes e sem conservantes, que abastece os melhores restaurantes de Monte Verde, que assim podem incluir suco natural das frutas em seus cardápios.

E finalmente, Edmundo explica porque colocou o nome de Edelweiss nos rótulos dos potes que são comercializados. “Nossas geleias são feitas de uma forma artesanal, mas com muito profissionalismo e, principalmente, muito amor, em todas as fases desde a compra de frutas de qualidade, sua preparação e a embalagem”. O nome Edelweiss está devidamente patenteado.
foto Marcos Vaz

foto MarcosVaz
Edmundo tem como parceira a esposa Isa, com mestrado em Toxicologia Ambiental na USP, e também aposentada. Ela faz artesanatos diversos em caixas de MDF, com muita originalidade e sutileza, comercializados na Loja Edelweiss Artesanato na Galeria Suíça, no centro de Monte Verde, onde podem ser degustadas todas as geléias.
 Geleias Edelweiss. Galeria Suíça 936 Lj. 3. (35) 3438-1513 e 3433-5508. www.geleiasedelweiss.com.br







9 comentários:

  1. Oi amor. Que troca extrema profissional. Na minha opinião para melhor, pois está sendo mais agradável e rendendo mais. Já sou fã do Edmundo. Como o nome, símbolo do amor eterno, você teria que me trazer uma de cada sabor, para eu conferir. Lindíssima matéria, bem formatada, bem explícita que só podia vir de um jornalista como você que é especial. Quando o Edmundo ver vai ficar satisfeito. Você é o cara. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amor

    Quando você fala usa sempre o coração, o que me deixa muito feliz. o Edmundo é uma figura impa em tudo o que faz. ama fazer geléias. Precisas conhecê-lo pessoalmente. Se Deus quiser iremos até lá aidna este ano e aí vais poder trazer as geléias de todos os sabores que ele fabrica. Realmente estou me realizando nesta nova etapa de minha vida. Principalmente quando vou a campo colher informações para depois escrever. Obrigado pelo incentivo e apoio. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que matéria bacana Sr Orlando! É isto mesmo, quando a gente faz coisas que vem do coração só podem gerar bons frutos. Em falar em frutos, além de tudo o texto nos mostra um local com iguarias que nos dá muita vontade de conhecer, ou seja, este blog também é prestação de serviço turístico, rs.....um grande beijo companheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa tarde Rosana. obrigado pelo seu comentário e sua atenção. Como diz o meu blog, De tudo um pouco.... os temas serão variados. Período de trabalho na assessoria da Prefeitura, viagens que fiz pelo mundo, antigas e recentes , etc,etc. Grande abraço.

      Excluir
  5. Muito bom o artigo. Completo, rico em detalhes e instiga o leitor a ler. Ótimo.
    Um abraço,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. A matéria é de utilidade pública, pois nos fala de uma grande atração em Monte Verde. Vou fazer o possível para conhecer a cidade e essas geleias. Parabéns pelo texto e o reconhecimento do trabalho do prof. Edmundo e sua esposa. Edy Faria

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Edy. Muito feliz e estimulado pela força que os amigos estão me dando. Abraços.

    ResponderExcluir