quarta-feira, 15 de março de 2017

olhar para o passado



O temor à Química, Física e Biologia, que via como desafios intransponíveis após a conclusão dos quatro anos do ginasial no Colégio Diocesano de Uberaba, dos Irmãos Maristas, foi decisivo para que eu escolhesse o Curso de Contabilidade na Escola de Comércio José Bonifácio e fugisse do Curso Científico.

O gosto pela leitura de jornais como o Correio da Manhã (RJ) e O Diário (BH), que meu pai assinava, e de a Gazeta Esportiva, do mestre Thomaz Mazzoni, e revistas como o Cruzeiro, de nomes como David Nasser, e a Manchete e  Manchete Esportiva, de expoentes como Nei Bianchi,  deram o empurrão para que eu definisse o Jornalismo como profissão e São Paulo como futuro destino.

O toque final veio com a aprovação no vestibular do Curso de Jornalismo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino, das irmãs Dominicanas, criado em 1958 e o primeiro instituído no interior mineiro.










De noite, as aulas na Faculdade, e durante o dia o serviço militar no Tiro de Guerra 59 e o aprendizado prático como repórter do vespertino “Correio Católico”, da Arquidiocese local, após ser aprovado numa vaga para repórter.



Tinha 21anos quando 1961 amanheceu. A despedida de pais e irmãos, as bênçãos e recomendações de praxe para o primeiro filho a deixar o lar . E o embarque em uma velha Maria Fumaça, da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, que ligava Uberaba a Campinas, para São Paulo. A longa viagem se completou num trem da Companhia Paulista. Na mala, o diploma de Jornalismo, Dentro de mim, a confiança e também a certeza de que teria que enfrentar e vencer grandes desafios para conquistar o meu espaço no mais disputado mercado da mídia do País.

... na quinta feira tem mais .... " Inté lá ..."

#passado#jornalista#jornalismo



2 comentários:

  1. Oi amor. Que orgulho imenso tenho por você. Adorei. Você é o JORNALISTA, e nunca vai deixar de ser. Continue, vou acompanha-lo sempre. Se o primeiro já está assim, gostoso de se ler, imagine os próximos. Bj.

    ResponderExcluir
  2. Revivi, aqui, tudo o que ocorreu maquela época em sua saída da nossa terra. Muito bom o primeiro passo e estamos aguardando os demais capítulos que prometem. Meus cumprimentos e vá em frente.Um grande abraço.

    ResponderExcluir