sábado, 8 de maio de 2021

História e Estórias de Um Diário de Viagens (II)


 






Visitar a Grécia, um dos berços da civilização e dos destinos mais procurados pelo turismo mundial, sempre foi um dos meus sonhos. Ainda mais após a TV mostrar os Jogos Olímpicos de 2004.

Tudo planejado para a grande aventura, encaramos a longa viagem, partindo às 10h20 de um 6 de maio de 2008, do Aeroporto de Confins, com espera no Rio até o embarque para Paris, às 19h05. Às 15h30 do dia 7 de maio estávamos hospedados na bela  Atenas.

Sem tempo a perder, porque a permanência na capital seria curta e era grande a nossa ansiedade, fizemos um primeiro reconhecimento pelas imediações. Terminamos com um  jantar no bairro de Plaka, com uma deslumbrante vista da Acrópole iluminada, com o Parthenon em destaque.

A temperatura está elevada, mas não impede que estejamos gastando bem a sola dos sapatos em incontáveis passeios. Os gregos são muito acolhedores e a comida muito boa. Amanhã, domingo,vamos para Santorini.

Já deu para visitar o Museu,  com o que sobrou das ruínas, a Acrópole, entupida de gente, e o  badalado bairro de Plaka. O alfabeto tem sido utilíssimo. A gente lê e, de vez em quando, até entende.

Sem exagero, apenas uma constatação, mas a Grécia está um tanto destruída, o que realmente é uma pena. Ontem, na Acrópole, entramos de graça, pois os funcionários deixaram os portões abertos em protesto por falta de pagamento e desvio de verbas das obras de restauração. Nós já vimos este filme antes.


Santorini é de embasbacar




Estamos em Santorini, um dos cenários mais incríveis que tinha contemplado em minhas viagens. Como se diz, é de embasbacar. Chegamos em torno de 14 horas, de avião, e já saímos para dar um passeio e almoçar num restaurante típico.

Dentro de nossa programação, fizemos no dia seguinte um passeio inesquecível. Andamos pela ilha toda, de ônibus, conhecendo os pontos mais atraentes e depois pegamos um barco. Estivemos na parte que é um vulcão e subimos até a sua cratera. Este vulcão foi responsável (em 1450) pela explosão e divisão da ilha que tomou o formato de uma meia lua.

Em 1956, houve um terremoto que acabou com a ilha, depois reconstruída e hoje transformada em grande atração turística, repleta  de pousadas, joalherias e restaurantes. Fomos até Oia (lê-se Ia) e apreciamos o por do sol, às 21h. Haja fotos para registrar tudo.

Depois que deixamos a cratera do vulcão e voltamos para a praia, subimos até a parte alta de Santorini, com suas casas brancas e janelas azuis, lojas e restaurantes.Tem gente que sobe as íngremes ladeiras e escadarias montadas em burrinhos e outros preferem ir a pé, testando a resistência. Que foi o nosso caso. Tivemos pena dos burrinhos..

O inverno está nos últimos dias e faz um pouco de frio, mas dá para aguentar. Amanhã teremos sol, segundo a meteorologia e no dia 15 vamos para três dias em Paros. Estamos lendo grego adoidado e entendendo  muito pouco.

Paros, uma Liga das Nações


Paros - Foto: MLA

Paros - Foto: MLA

Partimos de Santorini de ferryboat com destino a Paros. A estadia aqui foi ótima e em nossas andanças encontramos muitos gatos e cachorros, que são bem mansos. Os gregos gostam muito deles e os animais convivem com os turistas numa boa.

O tempo está cada dia melhor, mais quente, porém venta muito. Ontem ainda fomos a uma praia aqui perto, só olhar, mesmo porque ela é toda de cascalho grosso, ou seja, pequenas pedras que machucam os pés. Tinha alguns nórdicos corajosos estatelados ao sol e encarando as águas do mar Egeu, que devia estar gelado, apesar de deslumbrante.

Paros é uma ilha cheia de cidadezinhas pequenas e charmosas, aliás como todas as cidades gregas. Tempo excelente, com céu azul e temperatura bem agradável. Hoje fomos a uma praia, que por acaso tinha areia , e o garçom era da Albânia. Aqui é uma verdadeira Liga das Nações.

Se vocês aí no Brasil souberem pelo noticiário que o bicho está pegando em Atenas, que tem greve, etc. não se preocupem  pois estamos longe de lá e só voltaremos para o aeroporto para pegar o avião de volta a Paris.Vemos noticiário todo dia, à noite, no hotel. Não entendemos nada, mas prestamos muita atenção!! Tudo está ótimo.

Hoje fizemos um passeio de ônibus, até uma cidadezinha próxima, chamada Naousos. Um encanto, cheia de casinhas brancas com janelas azuis. É tipo um balneário chic, com lojas muito caras, de grife e na base do "mirando" : andando e só olhando. Amanhã visitaremos Lefkos, também perto. O passeio segue ótimo e o clima  esquentando a cada dia. Vamos para Mikonos, na segunda, de ferryboat. Tô pensando em me mudar para a Grécia.

 

Mykonos, sobram flores e turistas





Depois de uma agradável viagem de ferryboat, chegamos a Mykonos. Aí, sim, a aventura começou. Nosso hotel fica bem no centrão e no meio do "buchicho" onde carro não chega!
 Então, viemos do porto até aqui arrastando, literalmente, malas e sacolas.

Eu e uma amiga do grupo chegamos inteiros, mas outras duas, além de terem ajuda da moça do hotel, quase tiveram taquicardia! O hotel é apertadinho, como tudo aqui, mas confortável e bem bonzinho.



Estamos saindo bastante, o tempo ajuda, a cidade é um charme  e lotada de turistas. Há pelo menos dois navios ancorados por aqui, tem até brasileiro! Argh! Amigos, já encontramos o Pétros, pelicano mascote da ilha. Aliás, encontramos três na pracinha do restaurante Nikos. Eles são uma graça, tiram sarro dos turistas, se deixam fotografar e fazem aquele charme !

Hoje fomos à ilha de Delfos, centro das ilhas Cíclades, onde  nos hospedamos. Passeio ótimo, de barco lotado e aquela turistada de tudo quanto é raça, e claro, brasileiros. Inesquecível.

Almoçamos no Nikos e vimos mais uma vez os pelicanos. A ilha é linda, mas perde para Santorini. Só vendo pra crer. O que tem de flor não está no gibi. Cada primavera florida pelas paredes que é um espetáculo. Amanhã, mais passeios  e dia 22, que nem me lembro mais qual  dia da semana, infelizmente voltamos para Atenas e de lá para Paris. É, a vida é dura, e estamos "sofrendo" muito. Mas está valendo a pena.


 

Um comentário:

  1. Grécia...Quem nunca sonhou ir à Grécia? Admirar um infinito de azul e branco no panorama visual encantador e deslumbrante.
    Através deste post ainda contemplamos as mais belas primaveras de toda a Grécia, com cores róseas quebrando com equilíbrio e, ao mesmo tempo, destoantes, as tão famosas paredes brancas e janelas azuis.
    Além da beleza exuberante, a Grécia ainda nos remete a um mergulho profundo na História e na Filosofia, onde tudo começou.

    ResponderExcluir