terça-feira, 24 de abril de 2018


Pelos trilhos, você vai da montanha até o mar

Paisagens Atraentes - Divulgação
Mais do que  de avião e de navio, sempre gostei  mesmo, desde menino, é de uma viagem de trem. E quanto mais demorada, melhor. Com paradas em muitas estações, como na época em que, na minha juventude, a passeio,  e depois, na mudança definitiva,  fui de Uberaba  a São Paulo pela "Maria Fumaça" da Mogiana, com baldeação em Campinas, para pegar de imediato a moderna Diesel  da Companhia Paulista até a grande metrópole.

Em julho, para comemorar meus 80, estou pensando seriamente em matar a saudade. E, após décadas, encarar uma aventura ferroviária, dentro de um trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale, que liga desde 1907, diariamente, as montanhas das Gerais às praias do Espírito Santo.

São “apenas”  664 quilômetros sobre os trilhos, percorridos em 13 horas, com paradas em 28 estações, desde a partida de Belo Horizonte, às 7h30, até a chegada às 20h30  em Cariacica, na estação Pedro Nolasco. Viagem nem tão cansativa, levando-se em conta que, tanto na Executiva  quanto na
Tem wi-fi  para todos a bordo
Econômica, há poltronas reclináveis, com mesinhas e sistema de internet wi-fi, com tomada para uso de computador ou recarga de celular. O trem oferece conteúdo de entretenimento off-line gratuito e tem telas de tv distribuídas estrategicamente sobre os assentos. Há serviço de bordo nas duas classes, com café da manhã, e as
Vagão restaurante
refeições são no carro restaurante. Lanches são vendidos em carrinhos, como os usados nos aviões.

Não há mais janelas nos vagões, que  são totalmente vedados, têm ar condicionado e tratamento acústico nas duas classes. A Vale investiu US 80,2 milhões, n a época, na compra de 56 novos carros (10 para a classe executiva e 30 para a econômica) além de carros restaurante, lanchonete, gerador e vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais, pessoas com dificuldade de locomoção. Os novos vagões entraram em operação em agosto de 2014.

A viagem no trem da Vale entre Belo Horizonte e Vitória em nada lembra a
Conforto nas duas classes
inesquecível  maratona que enfrentei no passado, com meus pais e irmãos, a bordo da "Maria Fumaça" da Rede Mineira de Viação, apelidada de “Ruim Mais Vai”, que nos levou de Uberaba a Belo Horizonte. Saímos num dia  e chegamos quase na metade do outro, depois de dormirmos espremidos nos “leitos” instalados na parte superior das pouco confortáveis poltronas.

Claro que a viagem no trem da Vitória-Minas é para quem não tem pressa, gosta deste tipo de transporte, desde que haja conforto, e que curte belas paisagens, que mesclam muita natureza, extensos viadutos e pontes, entre montanhas  e pontos históricos que incluem cidades coloniais  às margens dos rios Piracicaba e Doce, no Estado de Minas, antes de alcançar o litoral do Espírito Santo.

O ideal é planejar a viagem para as férias de julho. Principalmente para quem tem filhos estudando. A não ser que você seja aposentado (meu caso) e queira fazer o passeio numa época  de menor demanda.

Mais de um milhão em 2017

De acordo com informações da Vale,  no ano passado o trem de passageiros  levou 1,015 milhão de pessoas  (transporte e lazer) em viagens entre Minas Gerais  e o Espírito Santo. O número de pessoas  que chegou a Belo Horizonte foi de 248 mil, contra 252 mil que desembarcaram em Vitória.

Percurso tem 28 estações
Segundo  a mesma fonte, a Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma das ferrovias mais modernas no mundo, resultado dos investimentos em tecnologia e recursos humanos. Tem 905 quilômetros de extensão e é responsável pelo transporte de 40% da carga ferroviária do país. Seus trens transportam pelo menos 60 tipos de produtos, que incluem minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre os principais. E a única ferrovia no Brasil com um trem de passageiros que percorre longas distâncias diariamente, servindo às populações de 42 municípios.   

Serviço

A direção EFVM recomenda que a compra de passagens seja feita com alguma antecedência, principalmente  para quem pretende viajar nos períodos das festas de fim ano, Carnaval, Semana  Santa e férias de julho. O aumento  da demanda também  se  deve ao fato de se poder comprar pela internet. Os bilhetes para a Classe Executiva custam R$ 105  e na Classe Econômica, R$ 73. A bordo, as refeições são pagas exclusivamente em dinheiro.

Embora o trem não seja turístico, pesquisa recente revelou que 25% das
Toalete de Primeira
pessoas o utilizam com esta finalidade. Mas ele faz paradas rápidas em todas as estações do percurso para embarque e desembarque de passageiros. Não é permitido levar animais e nem comida e bebida a bordo.

Classe Executiva
O trem parte pontualmente da estação de Belo Horizonte,  às 7h30 e chega à estação Pedro Nolasco, em Cariacica (ES) às 20h30. No sentido contrário, parte às 7h e chega à 20h10. Mais informações podem ser obtidas nos canais de atendimento da Vale, como o Alô Ferrovias (0800-285-7000), gratuito e no site www.vale.com/tremdepassageirosfvm






Nenhum comentário:

Postar um comentário