quinta-feira, 31 de agosto de 2023

👑Cripta Imperial, restaurada, reabre em setembro.

      
Monumento com a pira.(Hélio Rubiales/YT) Vista do Museu no Parque (Orlando de Almeida/ AP) Vista Interior da Cripta (Hélio Rubiales/YT)
       
     Os moradores da cidade e, principalmente , os turistas que vêm a São Paulo para conhecer as atrações do seu rico e diversificado patrimônio histórico e cultural, ganharão um presente em setembro. A Secretaria Municipal de Cultura espera reabrir ao público, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, a Cripta Imperial no interior do Monumento, também chamado de Altar da Pátria. A data prevista, mas ainda não confirmada, é 7 de setembro, uma quinta-feira, feriado nacional (201 anos da Independência), exatamente um ano após a reinauguração do Museu. 

    O Museu Paulista e o Parque, com suas fontes e paisagismo, foram recuperados e entregues nas comemorações do bicentenário da Independência.  As obras de reforma começaram em 2013. Mas a espera compensou plenamente. Milhares de pessoas voltaram a frequentar o Parque, que ganhou um skatetódromo e playground completo. O Museu agora oferece uma atração extra, além do seu extraordinário acervo histórico e exposições: um mirante no seu topo, com acesso por elevador e uma pequena escada, proporciona vistas panorâmicas de toda região e de outros bairros
 
   Apesar de ter sido inaugurado durante os festejos pelo centenário da Independência em 1922, o Monumento foi concluído quatro anos depois. Na Cripta, que tem três níveis, estão os restos mortais do Imperador Dom Pedro I (em 1972) e de suas esposas, as imperatrizes Dona Leopoldina de Habsburgo (em 1954) e Dona Amélia de Leuchtenberg (em1984).

    Com a reforma, concluída no final de agosto, o interior do Monumento conta com novos sanitários, rampas acessíveis e uma plataforma elevatória até o nível da Cripta, onde se encontram os despojos de D. Pedro, Da. Leopoldina e Da. Amélia. Houve o restauro dos objetos em bronze localizados juntos aos sarcófagos; fechamento do teto da Cripta em mármore amarelo; nova expografia; climatização com a instalação de novos aparelhos de ar condicionado; iluminação integrada, além da resolução de problemas de infiltração.

       Nas obras de reforma do Monumento e da Cripta Imperial foram investidos R$ 5,5 milhões, nas duas fases da intervenção, pela Secretaria Municipal de  Obras.
      De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, gestora do complexo, após o término dos serviços a Cripta Imperial ficará aberta ao público de terça a domingo, das 9 às 17 h, e não haverá cobrança de ingresso.

Primeiro foi Cenotáfio

   Os registros históricos revelam que em 1951 houve a necessidade de se encontrar um local para abrigar os despojos do Imperador e das duas Imperatrizes. E como o Monumento era oco por baixo foi considerado ideal para a construção de um Cenotáfio (palavra grega que significa túmulo vazio). Concluído em setembro de 1953, o espaço recebeu primeiro os restos mortais da Imperatriz Leopoldina, em 12 de outubro de 1954. Eles estavam no Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro. Por um decreto, o então prefeito Adhemar de Barros denominou o Cenotáfio de Capela Imperial em 19 de outubro de 1959. 

Crédito das imagens: Wikipedia

     O traslado dos despojos de D. Pedro l só foi  feito em 1972, nas comemorações do sesquicentenário (150 anos) da Independência. Antes de ser finalmente depositado no sarcófago da Cripta Imperial em 1976, o caixão com seus despojos percorreu vários Estados para cerimônias cívicas e religiosas. Entretanto, o coração permaneceu na cidade do Porto, em Portugal, atendendo a seu pedido antes da morte. Mas foi trazido ao Brasil nos festejos do bicentenário e posteriormente voltou para o local de origem, a Igreja da Lapa, no Porto.     Uma curiosidade: de acordo com os registros do Departamento dos Museus Municipais, da Secretaria Municipal da Cultura, o despojos de Dom Pedro e de Dona Leopoldina permaneceram expostos por um período num espaço do Museu porque os sarcófagos de granito construídos na Cripta para receber as ossadas eram menores do que os respectivos ataúdes.

Coração voltou para a cidade do Porto (Crédito: Irmandade da Lapa)

    Em 1984, o ataúde com os restos mortais de Dona Amélia, que também estavam em Portugal, foram transladados para a Cripta. Em 2012, houve uma exumação de todos e se revelou que  maior parte do corpo mumificado de Dona Amélia estava em ótimo estado de conservação. Após a exumação, foram devolvidos à Cripta Imperial.

A Cripta em detalhes


     
  
  Depois de sua reabertura
, os visitantes acessarão o interior do Monumento pela escada lateral do lado direito do conjunto escultórico. E dentro poderão admirar a beleza e a riqueza das instalações, onde chamam a atenção suas paredes revestidas de granito verde escuro trazido de Ubatuba.
      O altar localizado no fundo da capela e ladeado por dois castiçais prateados, tem um crucifixo negro e dourado. Mais ao alto, na parede, em bronze, o brasão do Império.     Do lado direito, um nicho com o sarcófago de Dona Leopoldina, de granito-verde-escuro que se apoia sobre quatro dragões estilizados de bronze. Na tampa do sarcófago há uma réplica da coroa imperial sobre almofada de bronze, e na face lateral os escudos dos Habsburgos e do Brasil Império com a inscrição do nome e dos títulos da Imperatriz.      Em outro nicho, este do lado esquerdo, o sarcófago com os despojos de Dom Pedro I, que tem o mesmo modelo do da Imperatriz, com os escudos dos Bragança e Brasil Império, onde se veem o nome e os títulos do Imperador. Sobre a tampa do sarcófago  os fac-símiles da primeira Constituição Brasileira de 1824, e réplicas da espada do Imperador e sua Coroa, em bronze, trabalho feito no Liceu de Artes e Ofícios. Na parede ao fundo, próximo aos nichos, estão as esferas que evocam o ciclo dos descobrimentos marítimos dos portugueses.  (A descrição, com riqueza de detalhes, do interior da Cripta Imperial consta de texto do professor Eduardo de J.M. do Nascimento, então diretor Divisão de Museus e foi publicada pela Revista do Arquivo Municipal) .

16 comentários:

  1. Que aula de História! Bom saber desses detalhes históricos de personagens tão ilustres. Vale uma visita ao Museu restaurado e à Cripta para conferir de perto este pedaço da História do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, amigo Orlando. Verdadeira aula. Gosto de História e fui ao Parque do Ipiranga várias vezes, mas hoje aprendi algo mais com você. Obrigado. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Um jornalista de primeira. Bem explicado e detalhado, nos ajudando a entender perfeitamente. Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Longo, mas muito interessante 4

    ResponderExcluir
  5. Marisa Vieira da Costa31 de agosto de 2023 às 15:02

    Parabéns amigo por essa aula de história, minha disciplina favorita. Texto claro e limpo, informações importantes. Muito muito bom

    ResponderExcluir
  6. Belo relato para uma parte da nossa rica história, parabéns e obrigado por tanta informação.

    ResponderExcluir
  7. Assunto interessantíssimo em um texto de primeira. Uma alegria poder aprender tanto. Um abraço. Ana Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara Ana. Espero que em breve possa vir ver a Cripta restaurada.

      Excluir
  8. Parabéns tio Orlando, adorei seu texto. Muito interessante, informativo e bem redigido. Beijão querido

    ResponderExcluir